o que é o ejc?
O EJC, Encontro de Jovens com Cristo, é um Movimento da Igreja Católica, oriundo do ECC (Encontro de Casais com Cristo) que surgiu em 1970, em São Paulo, criado pelo Pe. Afonso Pastore para atender as demandas da Pastoral Familiar Paroquial.
Em 1979 foi publicada a primeira edição do livro Encontro de Casais com Cristo pelo Pe. Pastore, e a partir daí, tendo difundido o ECC por todo o país, também criou as vertentes de Jovens (EJC) e Adolescentes (EAC).
O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idade variável de 15 a 30 anos, assim como a existência de um círculo de convivência no âmbito Paroquial, que introduz o jovem em outras pastorais com o passar do tempo. É atualmente um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica no Brasil, como pode ser observado pela internet em diversos sites e blogs, porém, não existe uma organização a nível nacional - é um Movimento altamente espontâneo nas Dioceses e Paróquias.
Não há um carisma específico a ser seguido, sendo praticado por Paróquias de vertentes mais tradicionalistas, carismáticas e de outros estilos.
Aqueles que já participaram do EJC são chamados "Encontreiros". O Encontrão é um retiro realizado durante um final de semana que recebe os novatos tendo em seu conteúdo secreto. Os que estão participando pela primeira vez são chamados de "Encontristas".
O evento está presente em várias dioceses do Brasil.
O EJC tem o propósito claro de evangelizar, conforme o Concílio Vaticano II orienta. No mesmo sentido, a cada ENCONTRÃO realizado pelos jovens do EJC, novos outros se juntam ao Grupo, ou simplesmente recebem a mensagem da Boa Nova.
Além do propósito primeiro de evangelizar, o EJC cumpre também o propósito de proporcionar ao jovem moderno, em sua Paróquia, um espaço para a convivência na vida da Igreja, através de uma participação bastante ativa com suas atividades religiosas, sociais e de caridade ao próximo, tendo como foco principal a realização do ENCONTRÃO.
Além da realização das atividades nos três níveis (religioso, social e de caridade), e tendo como foco principal o ENCONTRÃO, completa-se o EJC com a valorização do processo decisório dirigido e coordenado pelo próprio jovem, lhe cabendo a responsabilidade pelo que faz e decide. Com um processo decisório que parte completamente dos jovens para os jovens, sendo parte pró-ativa e alavancadora no seu espaço, realiza-se através das variadas Equipes de Trabalho no ENCONTRÃO que modificam seus componentes e coordenadores de encontro para encontro assim como da existência das Sub-Pastorais e da Dirigência.
o ejc na catedral
Em um encontro de terceira etapa do ECC, o casal Antonieta e João em uma conversa com um casal da paróquia Santa Izabel, perguntaram qual era o procedimento para implantar o EJC na Catedral.
Foram orientados a procurar os casais que eram Dirigentes do EJC da Santa Izabel para terem uma orientação e maiores detalhes sobre o assunto.
Na reunião com os casais da Paróquia Santa Izabel, os mesmos orientaram que era necessário escolher mais ou menos uns 10 jovens para fazer o EJC na Santa Izabel, com o intuito de agregar conhecimento e experiência para posterior implantação do movimento na Catedral. Padre Odair na época, vigário da Catedral, deu toda a assistência espiritual necessária para a realização do movimento.
Foram feitos convites aos casais que participavam da Catedral entre eles (Fiuta e Rose, Luiz e Geni, Geraldo e Zuleika além de Antonieta e João) para serem os primeiros Dirigentes.
Em 1999, jovens da Catedral participaram do EJC na Santa Izabel. Em 2000, apadrinhados pela paróquia Santa Izabel aconteceu o primeiro EJC na Catedral, com 120 jovens participantes, uma verdadeira benção. Posteriormente em 2001, o encontro já foi realizado de acordo com a realidade da paróquia.
Em princípio os casais Dirigentes teriam que ficar na coordenação por três anos, a fim de se ter uma melhor estrutura, porém em virtude da desistência de alguns casais, o período de “dirigência”, ficou com o prazo de dois anos, como é feito até os dias de hoje.
Muita coisa desde então foi mudada! Apesar das diretrizes durante a realização do encontro do EJC e ECC serem diferentes, jovens e casais que participam e trabalham no encontro, precisam ter uma unidade, do qual nossa Igreja sempre nos orientou, para que tudo saia conforme os planos de Deus.
Agora é com você Jovem e Casais de Cristo, venham e façam parte desta bonita história do Encontro de Jovens com Cristo.
dirigentes
Além do Diretor Espiritual que é indicação do Pároco, é composto por mais oito dirigentes entre 2 casais e 4 jovens.
Desta forma, o EJC possui uma equipe de Dirigentes que coordenam por 2 anos, não existindo hierarquia entre os mesmos. Os Dirigentes são separados por funções, sendo estas: Palestras, Fichas, Finanças e Montagem.
E a escolha dos novos Dirigentes é realizada pela própria equipe, com auxílio do Diretor Espiritual, se mantendo secreta até o momento da posse onde divulgam e passam suas funções a equipe para o próximo ano, assumindo os novos, a partir daquele momento.