top of page

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Como faço pra participar do EJC?

É só preencher uma ficha, que esta disponível neste site, e nos enviar ou preencher um formulário.

 

2. Enviando a Ficha, é dada como certa a participação no Encontro?

Infelizmente não. Desde que foi implantado, o EJC cresceu bastante, e hoje a procura é muito grande. Temos um numero máximo de 100 encontristas por ano, então quando mais rápido enviar a ficha, as chances de participar aumentam.

 

3. Eu posso preencher a ficha para um amigo ou parente ou somente a pessoa interessada pode fazê-lo?

Sim, você pode preencher a ficha para um amigo (a) ou parente.

 

4. Eu preciso pagar alguma quantia pelo encontro?

Não. O Participante não tem que desembolsar nenhuma quantia pelos dias de encontro.

5. Preciso ser batizado, para fazer o encontro?

Não precisa ser batizado. O Encontro é tido como uma primeira experiência, não sendo necessário ser batizado ou crismado, porém um dos objetivos do EJC e levar ao conhecimento de todos os participantes as virtudes da Igreja Católica, sendo neste caso os sacramentos.

 

6. Qual o limite mínimo e máximo de idade que se pode fazer o Encontro?

Não existe um limite mínimo ou máximo para se fazer o encontro, porém, usando como base pesquisa realizada em todos os EJCs pelo Brasil, é sugerida idade entre 15 a 30 anos.

 

7. Existe alguma objeção para participar do Encontro?

Não. Todas as pessoas são bem vindas. Independente de qualquer particularidade que a pessoa possa ter. No encontro não olhamos nada, a não ser a pessoa que acolheremos com todo o carinho e respeito.

8. Quantos dias dura o encontro? E quando acontece?

São dois dias (Sábado e Domingo) e geralmente ocorre no último final de semana de Julho.

9. O Encontro é fechado ou aberto, durante esses dois dias?

O Encontro é aberto, não sendo necessário dormir no local. Os encontristas, como chamamos as pessoas que participam pela primeira vez, são levados tanto na ida quanto na volta para suas casas, no sábado e Domingo do Encontro.

 

10. Depois que participei do Encontro, posso falar a um amigo ou parente sobre os detalhes do mesmo, como forma de divulgar e trazer mais pessoas para fazer o encontro?

Com toda a certeza o encontro em sua vida será muito marcante. O fato de querer divulgar o encontro é muito propicio e normal, mas orientamos não falar dos detalhes do acontece durante os dois dias, pois o ideal é que um amigo ou parente tenha a mesma sensação de surpresa e alegria de quem já o fez.

 

11. O que é o Pós-Encontro?

São reuniões mensais realizadas na Catedral, logo após o Encontrão, onde se têm com programações variadas, festas, formação doutrinal, passeios e tomam parte com afinco nas atividades da Paróquia.

 

12. Posso levar um amigo que não fez o EJC, a ir a um pós-encontro?

Não existe nenhuma restrição quanto a isso, porém corre-se o risco da pessoa ficar se sentindo um “peixe fora dágua” no local e até mesmo dependendo do conteúdo do Pós, falar sobre detalhes do Encontro. Orientamos no primeiro momento não levar, porém consulte sempre um dirigente que com certeza ajudará em questões mais especificas.

 

13. Eu já fiz o Encontro. Agora como faço para trabalhar no ano seguinte?

Graças a Deus a procura para se trabalhar no EJC é grande, e isso traz alguns problemas de contigente de pessoas por equipes. Um fator que ajuda na formação das escolhas das equipes é a freqüência que o jovem participa do Pós-Encontro Mensais, onde ficam mais visíveis para todos os dirigentes.

 

14. Quem escolhe as equipes de trabalho?

Os Dirigentes

bottom of page