top of page

No dia 13 de junho, comemoramos o dia de Santo Antônio, padroeiro da nossa cidade. Santo Antônio é devotado em todo país e até fora dele como o santo dos pobres e também dos noivos.

A história de como Osasco tornou-se apadrinhada pelo Santo português é interessante e talvez não seja do conhecimento de todos.

O Santo é conhecido mundialmente como Santo Antônio de Pádua, mas nasceu em Lisboa, não se sabe ao certo o ano (estimasse entre 1191 e 1195). Morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões. Foi frade agostiniano e franciscano. Viveu inicialmente em Portugal, depois da França e na Itália.

A história de Santo Antônio com Osasco começou por volta de 1890, quando o imigrante Antônio Agu, natural da cidade de Osasco, na Itália, aqui chegou e plantou a semente de todo desenvolvimento que observamos hoje.

Quando chegou, Antônio Agu já era devoto de Santo Antônio, que também é o padroeiro de Osasco da Itália, localidade que abriga a Capela de Santo Antônio de Pádua. Naquela época, Osasco só tinha uma igreja católica, que segundo Zilda de Sá Battiston, neta de João Collino, ficava na Rua Primitiva Vianco e era ornamentada por santos trazidos da Itália pelos imigrantes. Nessa época, a nossa Osasco também já havia adotado Santo Antônio como padroeiro em homenagem a seu fundador.

Depois, a família de Antônio Agu doou o terreno da “colina” para a construção da Igreja, onde hoje está a Catedral Santo Antônio, fundada em 1930. 

 

Naqueles anos, Osasco era um município industrial. Hoje, a cidade vem se destacando nas áreas comercial e de serviços. Desde então, Osasco vem atingindo alto grau de desenvolvimento, ocupando hoje a terceira posição no ranking das cidades paulistas (PIB) e a décima do país, ultrapassando inclusive algumas capitais.

 

Com o desenvolvimento de Osasco e pela tradição religiosa trazida por Antônio Agu e mantida pelos osasquenses, foi implantada aqui a sede da Diocese de Osasco, nada menos do que a sede da Igreja Católica em nossa região.

 

Hoje, Santo Antônio já faz parte do cotidiano da cidade, com a realização da tradicional quermesse e procissão em sua homenagem, dá nome a uma das principais avenidas do município, mas muito mais do que isso, vem atraindo um número sempre crescente de fiéis que representam o fortalecimento da fé católica e transmitem adiante os valiosos ensinamentos valiosos deixados por esse Santo,que já faz parte da história da cidade.
 

Fonte: 

http://aluisiopinheiro.blogspot.com/2011/06/santo-Antônio-de-osasco.html

SANTO ANTÔNIO

- O  PADROEIRO

bottom of page